segunda-feira, 12 de maio de 2008

40 anos de tropicalismo

Marcelo Silva

Há 40 anos atrás, o mundo estava mudando. Em maio de 68, uma série de eventos causou mudanças na política, na cultura, no comportamento... e na música. No Brasil, surgia o tropicalismo, um movimento que atingiu a arte em suas mais diversas manifestações e encontrou na música o seu melhor meio de expressão.

Liderado por Caetano Veloso e Gilberto Gil, o tropicalismo tinha ainda Mutantes, Gal Costa e Tom Zé como artistas importantes do movimento. Para Caetano e Gil, o momento marcou uma guinada. Da mesma geração de Chico Buarque, Edu Lobo e Francis Hime, os dois tinham em comum com esses artistas a forte influência da bossa nova na música que faziam. " Esse pessoal influenciado pela bossa nova entendeu aquilo (o tropicalismo) como um retrocesso, porque o Caetano e o Gil já faziam músicas bastante elaboradas melodica e harmonicamente. Aí, de repente eles aparecem tocando músicas de três acordes, fazendo rock mesmo. E isso misturado com Vicente Celestino, Jackson do pandeiro...", afirma o músico Roberto Tavarez.

"Tropicália ou Panis et Circensis", lançado em 1968, é o disco que simboliza esse momento da música brasileira. Na capa vemos Gal, Mutantes, Tom Zé e, lógico, Caetano e Gil - já com o visual tropicalista. No Lp, Caetano revisita Vicente Celestino em "Coração Materno", Nara Leão interpreta "Lindonéia" - música de Gil e Caetano que critica, sutilmente, os "desaparecimentos" que se tornariam frequentes a partir de 68 - e Gal Costa canta "Mamãe, coragem", outra canção de forte teor político.

No que diz respeito ao som, a pioneira mistura da atitude do rock com os ritmos regionais se mostrou acertada e encontra ecos na música até os dias de hoje. Prova de que o "som universal" do tropicalismo continua relevante.

Veja momentos importantes da Tropicália:

Gal Costa - "Divino Maravilhoso": http://www.youtube.com/watch?v=YSXEdTmpEmU
Os Mutantes - "Panis et Circensis": http://www.youtube.com/watch?v=g2EKghlmIyQ&feature=related
Depoimentos e imagens: http://www.youtube.com/watch?v=gQZxY657MSA

Voltar para o correio da manhã.

Nenhum comentário: