segunda-feira, 19 de maio de 2008

Exposições permanentes na WEB: Arte e Cultura a um clique de você

Eliana Patrícia Stumpf

As mostras virtuais invadem os cyberespaços, principalmente no que se refere aos sítios nacionais, o que leva até os internautas uma gama de possibilidades temáticas ligadas à produção artística e cultural.
Esses espaços são muitas vezes, para diversos artistas, a única alternativa para que obtenham uma visibilidade mais abrangente, seja junto à mídia ou ao grande público.

Bom exemplo são as exposições que figuram no site do Museu de Imagens do Inconsciente e que segundo Eurípedes Júnior, responsável pelo setor de pesquisa e divulgação, fazem parte de um projeto idealizado pela equipe do MII, com o apoio de uma das coordenações do Ministério da Saúde (Brasília) e do Centro Cultural da Saúde (RJ), porém, ele destaca "o sítio é uma iniciativa da Sociedade Amigos do MII, organização civil sem fins lucrativos, e o objetivo das exposições virtuais é um registro das atividades mais importantes do Museu, uma forma de ampliar o seu alcance, uma vez que o papel fundamental dessas mostras é a disponibilização sem restrições, é ser um museu aberto 24 horas por dia, e que pode ser visitado de qualquer parte do mundo".

Já Antônio Batalha, diretor da ARFOC - Rio (Associação Profissional dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio de Janeiro), ressalta que "a importância desse espaço virtual é que a internet tornou-se a maior e a mais democrática das galerias, tanto o fotojornalismo como a fotografia são grandes beneficiários dessa realidade e tendem a aumentar sua inserção no futuro. Será cada vez maior a presença de autores e de suas obras na web, com toda certeza". Antônio também conta do retorno dos profissionais expostos no site da Associação, "o principal é que considerável parte do público que vai às exposições e lançamentos de livros fica sabendo do evento pela home page da Associação". O que demonstra claramente o referencial conseguido por essas verdadeiras vitrines.




Ambas iniciativas pretendem estreitar a relação com os internautas, de modo que estes possam até mesmo opinar quanto ao conteúdo do que gostariam de assistir no site. De acordo com Eurípedes, o material das mostras é definido pelo diretor e curador do Museu, Luiz Carlos Mello, mas, o MII está trabalhando num projeto que visa ampliar a interatividade do sítio - inclusive disponibilizando ao internauta parte do acervo para pesquisas ou mesmo fruição -, com isso a opinião dos visitantes será levada em consideração. E, como responsável pelo conteúdo das exposições na web da ARFOC - Rio, Antônio lembra que, tem se orientado pelos critérios de relevância da informação e disponibilidade do espaço, e destaca "conforme a visibilidade do site se amplia, críticas e sugestões (pelo e-mail:
arfoc@arfoc.org.br) são muito bem vindas para que possamos melhorá-lo".

Confira muitas outras exposições que acontecem na WEB:

Museu Virtual da Imprensa
Enciclopédia Itaú Cultural de Artes Visuais
Museu de Arqueologia e Etnologia da USP e seu acervo em vídeos
Portal de Arte Brasileira
Museu Nacional de Arqueologia
Museu Virtual de Arte Brasileira
Galeria Virtual ArScientia
Exposição Imagens da Dança
Mostra TV Brasil Ano 50
Exposições Virtuais do Arquivo Nacional
Mostras Virtuais do Centro Telemar

Voltar ao Blog Correio da Manhã

Nenhum comentário: