segunda-feira, 12 de maio de 2008

Gangsta Rap in Brazil

por Lucas Sobrinho

Calças largas, correntes, anéis, bonés virados, gestos e até gírias dos cantores de rap norte americanos, hoje, são moda entre os jovens da classe média do Rio de Janeiro.

Os rappers são notoriamente conhecidos por sua rebeldia, apologia às drogas e armas de fogo. Vendem seus discos a partir de suas imagens de bad boys. Mesmo que em alguns casos isso realmente aconteça como com 50 cents que antes de ser cantor era traficante e chegou a ser baleado nove vezes, inclusive no rosto e de Snoop Dog que foi preso duas vezes por diversos delitos.

Hoje longe do submundo, pelo menos aparentemente, influenciam massas pelo mundo inteiro com suas músicas dançantes e envolventes. Segundo Flávio Wodrascha, adepto dessa nova tendência, esse estilo impressiona por sua ostentação e faz com que todos queiram ser assim também.

Em seus clipes são bem visíveis essas demonstrações de poder e luxo. Limusines, correntes imensas de ouro, mansões e muitas mulheres bonitas ludibriam o jovem a querer artefatos fora de seu alcance, porém, levam também a juventude às festas e a comprarem o cd e ainda sonharem com seu lugar ao sol no mundo dos gangsteres americanos.

Mais uma vez, importamos modismos de uma cultura estrangeira, e por mais que seja estranho, fala do nosso cotidiano também, drogas, sexo e violência.

Links relacionados:

http://www.50cent.com/
http://www.snoopdogg.com/
http://www.eminem.com/
Voltar para o Correio da Manhã

Nenhum comentário: