segunda-feira, 26 de maio de 2008

Aproveite para conferir o trabalho de Marcos Chaves: "É da Sua Natureza"


Eliana Patrícia Stumpf

A exposição individual "É da Sua Natureza", do artista plástico Marcos Chaves, segue em cartaz no Espaço Oi Futuro até o próximo dia 29 de junho. Com bastante humor, a mostra aborda a interação do que é urbano com as paisagens naturais. Segundo os organizadores,
trata-se de um dos eventos que integram as comemorações pelos três anos do Centro Cultural, além de ser o maior trabalho já realizado por seu idealizador, que também é arquiteto de formação.

Marcos utilizou instalações, vídeos, objetos e fotografias para a composição das 50 peças de "É da Sua Natureza" e, aliando elementos tecnológicos à sua produção, consegue extrair do público reações das mais variadas, por exemplo, com a instalação "Risos Contidos" (um contêiner lacrado, de dimensões 6 X 2,4 X 2,4m, que emite gargalhadas continuamente, e que está situado fora da galeria), já na estação do metrô Largo do Machado. Nas palavras do próprio artista, "me interessa muito mais arte pública...quero trabalho na praça pública, ao invés da galeria fechada, não quero dialogar apenas com o sistema de arte, então, quanto mais na praça eu estiver, melhor". Com este trabalho, de proporções antes inéditas no Brasil, o artista carioca, que privilegia o visual do Rio de Janeiro em suas obras, já expôs no País de Gales em 2005, no centro da cidade de Cardiff, e, em São Paulo no ano passado.





Com mais de 20 anos de carreira, e de malas prontas para um projeto de três semanas na Suíça, o universo explorado por Marcos Chaves já foi visto em mostras, coletivas ou individuais, realizadas em diversos países como Japão, Alemanha, Cuba e Espanha, além dissso, ele ganhará um livro de 300 páginas editado pelo Oi Futuro e com textos de seu curador, Alberto Saraiva, onde o público será brindado com fotografias das diversas facetas de seus trabalhos. Não perca esta oportunidade, a exposição tem entrada gratuita e fica disponível até o final de junho, já que em julho próximo o artista viajará para Bolzano, na Itália, onde vai participar do Manifesta7, Bienal Européia de Arte Contemporânea.

Serviço:
O Oi Futuro fica na Rua: Dois de Dezembro, 63, Flamengo, Metrô Largo do Machado.
De terça a domingo, das 11h às 20h. Informações pelos Tel's: 3131-3060 / 3131-3082


Voltar ao Blog Correio da Manhã

Nenhum comentário: