Eliana Patrícia Stumpf
A Exposição
“Na Roda da Capoeira” foi inaugurada no último dia 24 de abril na Galeria Mestre Vitalino do Museu de Folclore Edison Carneiro, e seguirá em cartaz até o dia 06 de julho de 2008. Seus realizadores contam que “o projeto é fruto das pesquisas para o inventário da capoeira, que foi ministrado pelo Laboratório de Pesquisas em Etnicidade, Cultura e Desenvolvimento da UFRJ (Laced), em parceria com uma rede de instituições de ensino e pesquisa, e, o principal objetivo é ser um espaço de difusão e reconhecimento da capoeira como patrimônio vivo do Brasil”.
A mostra, que possui argumento e roteiro de autoria de Vânia Dolores, Daniel Reis e Maurício Barros, dispõe de textos, fotos, pinturas, esculturas em barro, cordel, xilogravuras e instrumentos musicais incutidos na contextualização do tema. Além disso, objetos cedidos por familiares de alguns grandes mestres dessa arte multidimensional, e por instituições parceiras, bem como reproduções iconográficas produzidas por viajantes e cronistas do século XIX compõem o evento.
De acordo com a produção, ”Na Roda da
Capoeira aborda o universo simbólico e cultural da capoeira – que engloba dança, luta, jogo e música –,e que tem na roda o ritual que os capoeiristas criaram para desenvolver esses múltiplos aspectos”. Toda esta riqueza expressiva está, gratuitamente, à disposição dos visitantes que, como destacam os responsáveis, também encontrarão uma programação paralela, com exibição de filmes e a realização de “Um dedo de prosa”, momento para debate com pesquisadores e pessoas envolvidas com o tema como parte da iniciativa do
Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular de promover o conhecimento sobre cultura popular.
Clique para saber o Serviço da Mostra.Voltar ao Blog Correio da Manhã