segunda-feira, 10 de março de 2008

Exposições de arte comemoram os 200 anos da chegada da família real portuguesa ao Brasil

Amanda Lopez
No dia 7 de março de 1808 a família real chegava ao Brasil fugindo da invasão Napoleônica a Portugal. Devido aos 200 anos desse acontecimento, vários eventos serão realizados pelo país para comemorar a chegada da corte. Só no Rio de Janeiro duas exposições de grande valor histórico serão apresentadas.

No Museu Histórico Nacional, até o dia 8 de junho, os espectadores poderão assistir à exposição “Um novo mundo, um novo império: a corte portuguesa no Brasil”, visitada inclusive pelo presidente de Portugal, Antonio Cavaco Silva, que veio especialmente ao Brasil inaugurar a mostra. Já no Arte Sesc, os estudiosos poderão verificar “Rio de Janeiro, capital de Portugal”, exposição que aborda a mudança nos hábitos e costumes da cidade após a chegada da corte portuguesa e que conta com imagens inéditas.

A professora de história Tânia Moura afirma como é importante aliar a arte à história. “As exposições de arte são uma ótima forma de apresentar a história aos jovens, pois a partir do momento que saímos do nosso ambiente comum, de sala de aula, tudo se torna mais agradável. A mostra do Sesc é muito dinâmica. A parte em que os estudantes podem fazer palavras-cruzadas de acontecimentos históricos é genial. Outro ponto que adorei são as receitas destacáveis que podemos levar para casa, sobre pratos da época. Tem diversão para todas as idades”, afirma Tânia.

Dá para perceber que arte não vai mesmo faltar nessa comemoração. E dinheiro não pode ser desculpa para faltar às exposições, já que são gratuitas ou a preços populares
.


- ARTE SESC - 4/3 a 5/5, de 3ª a sábado, 12h às 20h e domingos, 11h às 17h. Grátis.

- MUSEU HISTÓRICO NACIONAL - 8/3 a 8/8, de 3ª a 6ª feira, das 10h às 17h30, sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h. R$ 6,00. Estão isentos de pagamento (mediante comprovação): crianças até cinco anos de idade; sócios do ICOM-International Council of Museum; funcionários do IPHAN; alunos e professores das escolas públicas federais, estaduais e municipais; brasileiros maiores de 65 anos; guias de turismo e estudantes de museologia. Alunos agendados da rede particular de ensino e brasileiros maiores de 60 anos e menores de 65 anos pagam a metade do valor. Aos domingos, a entrada é franca.



Links interessantes:
Embaixada Portuguesa no Brasil
Atuação da corte no Brasil

Clique aqui para retornar ao blog principal

Nenhum comentário: