segunda-feira, 31 de março de 2008

Neo-realistas: a arte sobre os escombros.

Marcelo Silva

Em 1945, a segunda guerra mundial chegava ao fim. A Itália - um dos países derrotados no conflito - encontrava-se devastada. Um país sob as ruínas causadas pelas bombas inimigas e que amargava uma grave depressão econômica. Diante de um contexto dramático, surge um grupo de cineastas dispostos a mostrar a realidade italiana tal como ela se apresentava nos primeiros anos do pós-guerra. O movimento ficaria conhecido como "neo-realismo", numa referência ao realismo - um tipo de cinema realizado na Itália de Mussolini e que se caracterizava pelas grandes produções.

"Roma, Cidade Aberta", dirigido por Roberto Rosselini e lançado em 1945, é apontado por muitos críticos como o filme que dá início à escola neo-realista. Na película, encontramos uma série de elementos novos para o cinema da época: as filmagens são feitas de preferência nas ruas ( Rosselini não utiliza estúdios), os atores são desconhecidos ou amadores, os diálogos não são refeitos ou editados em estúdio após a realização das cenas, mas gravados com som direto do microfone.

Não se tratava de estilo, mas sim de condições econômicas. "O que o pessoal do neo-realismo fez na Itália, naquela época, foi o cinema do possível, porque eles não tinham dinheiro pra grandes produções. A Itália estava destruída e não existia estúdio de cinema lá logo após a segunda guerra mundial. Então o jeito foi sair e filmar na rua", afirma o estudante de cinema Pedro Gouveia.

Além de Rosselini, merecem destaque Vittorio De Sica - diretor de "Ladrões de Bicicleta" (1948)-, Luchino Visconti e Giussepe Amato. Anos depois, o neo-realismo seria uma grande influência para a nouvelle vague francesa e o cinema novo brasileiro - dois estilos de cinema dos anos 60 que, assim como os neo-realistas, apresentavam um forte traço sócio-político em suas produções.

Assista alguns trechos de filmes neo-realistas:

"Roma, Cidade aberta": http://www.youtube.com/watch?v=yzpOhnZFL_c
"Ladrões de bicicleta": http://www.youtube.com/watch?v=7AG3PVHgyFI&feature=related
"Belíssima": http://www.youtube.com/watch?v=0LluploWn_U

Voltar para o correio da manhã.

Nenhum comentário: