sexta-feira, 21 de março de 2008

Nova revelação do samba

Marcelo Silva

A semelhança da voz impressiona. Numa primeira audição, a sensação que se tem é João Nogueira voltou. Mero engano. Trata-se de Diogo Nogueira, filho de João e mais nova revelação do samba. Seu surgimento foi saudado por mídia e público com entusiasmo. A ponto de Sérgio Cabral, jornalista e um dos maiores estudiosos do samba, afirmar sobre Diogo:"...não é apenas um dos maiores cantores de sambas de todos os tempos, mas um dos nossos melhores cantores da música popular brasileira."

Diogo, 26 anos de idade, lançou em 2007 o cd e dvd "Diogo Nogueira - ao vivo", gravado no teatro João Caetano, onde mistura repertório autoral com releituras de sucessos de outros compositores - entre eles, obviamente, João Nogueira (autor da maior parte das regravações). Fica nítido nesse primeiro trabalho que temos diante de nós um artista de raro talento vocal.

As comparações com o pai são inevitáveis. O aposentado Mauro Valeriano, admirador do trabalho de João Nogueira e que agora acompanha o surgimento de Diogo, afirma:"Olha, comparando os dois, eu percebo que o Diogo tem uma postura mais profissional, digamos assim. A maneira como ele canta, como ele se posiciona no palco...Já o João carregava mais aquela aura da boemia, do botequim. Acho que ele era mais espontâneo."

A funcionária pública Joana Almeida é fã de Diogo. Foi as gravações do cd e dvd e não conhecia o repertório de João Nogueira. "Olha, pode parecer bobo, mas eu comecei a gostar do Diogo porque achei que ele era bonito e cantava bem. Depois que eu comecei a me ligar nas músicas e aí que eu fui conhecer o pai dele."

Esses dois depoimentos mostram uma situação interessante: pessoas chegando a Diogo através de João e outros chegando a João através de Diogo. Fato que é uma enorme vantagem para a carreira do jovem cantor, que tem em seu público uma mescla da juventude e da geração que viu o pai.
Uma antiga canção de João chamada "Espelho" - na qual o cantor faz uma homenagem a seu pai - diz:"o meu medo maior é o espelho se quebrar". Mas Diogo pode ficar tranquilo, pois faz jus ao sobrenome que tem. O espelho não se quebrou.

Para maiores informações acesse:
www.diogonogueira.com.br

Nenhum comentário: