Patricia Lopes
Até o próximo dia 27 de março o Centro Cultural Banco do Brasil apresenta a “Mostra Melhores do ano – ACCRJ” onde serão exibidos os dez melhores filmes de 2007, eleitos pela Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro. Além da exibição dos filmes ainda vão acontecer debates e palestras com críticos e convidados.
Essa eleição já acontece tradicionalmente há mais de duas décadas e os críticos são responsáveis pela escolha dos melhores filmes entre as centenas de títulos apresentados em 2007 no Rio. É também uma nova oportunidade de ver filmes que ficaram pouco tempo em cartaz e não atingiram o público esperado.
Entre os escolhidos, três produções brasileiras podem ser vistas, o sucesso do ano “Tropa de Elite” de José Padilha, o documentário “Jogo de Cena” de Eduardo Coutinho e ainda “Santiago” de João Moreira Salles. Entre as produções americanas os escolhidos foram: “A Conquista da Honra” e “Cartas de Iwo Jima” de Clint Eastwood, “Maria Antonieta” de Sofia Coppola e “Ratatouille” de Brad Bird e Bob Peterson. O cinema europeu está representado por “A Vida dos Outros”, “Medos privados em lugares públicos” e “A Rainha”.
Segundo o assessor de imprensa do CCBB Roberto Lúcio a expectativa dos organizadores é alcançar o mesmo sucesso das edições anteriores e destacou ainda que o grande diferencial da mostra é a interatividade do público com os críticos e convidados.
Além dos filmes escolhidos pelos críticos, os organizadores prepararam uma homenagem especial a dois mestres do cinema europeu que morreram no ano passado: o italiano Michelangelo Antonioni e o sueco Ingmar Bergman.
voltar para Correio da Manhã
Nenhum comentário:
Postar um comentário