A exposição do pintor alemão Johann Moritz Rugendas está no Centro Cultural Justiça Federal até o dia 28 de março. Em “Rugendas, um Olhar Inaugural”, os visitantes podem ver 50 litogravuras em quatro salas e duas projeções do álbum “Viagem pitoresca através do Brasil”.
O pintor é reconhecido como um dos maiores retratistas do Brasil no início do século XIX. Rugendas chegou no Brasil no ano de 1821 integrando a missão do barão Georg Langsdorff, morou dois anos no Rio de Janeiro e depois seguiu para Minas Gerais. Após quatro anos retornou para a Europa com cerca de 500 desenhos e 70 quadros. Vinte anos depois ele retornou ao Brasil onde ficou por mais um ano. São Paulo, Salvador e a parte brasileira da Amazônia também foram visitadas pela expedição de Langsdorff.
Rugendas dedicou-se em registrar costumes do local, seus habitantes, sua vegetação e outras cenas curiosas como uma pintura do que talvez seja o primeiro registro da destruição da Mata Atlântica. A estudante Andréia Mendes achou a exposição interessante pela oportunidade de ver o Brasil como era antigamente: “Achei as cores dos quadros muito lindas e adorei o tema da mostra”. A exposição está sendo realizada no Centro Cultural Justiça Federal de terça a domingo das 12h até às 19h e a entrada é gratuita. Veja aqui algumas pinturas de Rugendas!
Centro Cultural da Justiça Federal. Av. Rio Branco, 241, Centro, Rio de Janeiro.
Aberto de terça-feira a domingo, das 12h às 19h
Visitas orientadas: (21) 3212-2552
Aberto de terça-feira a domingo, das 12h às 19h
Visitas orientadas: (21) 3212-2552
voltar para Correio da manhã
Um comentário:
adimiro muito com os desenhos de rugendas sao muito bonitos
Postar um comentário