segunda-feira, 2 de junho de 2008

Arte em Cerâmica do estado de Pernambuco é destaque em Museu no Rio de Janeiro

Eliana Patrícia Stumpf

Está em cartaz "Família Zé Caboclo: Reduto de Mestres", exposição de peças em cerâmica feitas por filhos e netos de Zé Caboclo, apontado como principal discípulo de Mestre Vitalino. Com curadoria da pequisadora Guacira Waldeck, a mostra fica disponível ao público até o próximo dia 29 de junho no Museu do Folclore Edison Carneiro , entidade vinculada ao IPHAN, e, segundo ela, "é uma boa oportunidade para se conhecer o trabalho de um dos mais significativos centros de irradiação das artes populares do país".

De acordo com a realização; apoiada pela Prefeitura de Caruaru por intermédio de sua Fundação de Cultura e de sua Secretaria de Turismo, pelo Ministério da Cultura, entre outros; Zé Caboclo (que faleceu em 1973 aos 52 anos) integra, com o cunhado Manuel Eudócio, o grupo de artistas populares que floresceu na região a partir dos anos 1950. Ele deixou a atividade de lavrador quando, ao final dos anos 1940, chegava em Alto do Moura, povoado da cidade pernambucana de Caruaru, um novo morador: Mestre Vitalino (1909-1963), que como ressaltam os organizadores "naquela época já era festejado nos círculos de artistas e intelectuais eruditos".

Assim, o artista Zé Caboclo iniciou suas
“inventações de motivos de boneco”, na qual se sobressai o notável “Cortejo de Maracatu”, e criou um repertório singular da arte figurativa em cerâmica que, juntamente às peças desse grupo originário de Alto do Moura, fizeram com que esta pequena localidade recebesse da UNESCO o título de maior Centro de Arte Figurativa das Américas, onde diversas famílias sobrevivem da modelagem em barro.


Conforme conta Guacira "José Antônio da Silva, o Zé Caboclo, deixou viúva Celestina Rodrigues, com quem teve oito filhos, dos quais sete se mantiveram 'na arte', como costumam dizer". Os descendentes, deste verdadeiro legado artístico, possuem pleno domínio dos segredos da modelagem, retomam temas consagrados, renovam o repertório, mantém contato permanente com colecionadores, lojas especializadas e museus. Aliás, durante a exposição, que tem entrada franca, os interessados também poderão comprar as obras que fazem parte do evento.


Serviço:
Sala do Artista Popular "Família Zé Caboclo: Reduto de Mestres"
Até 29/06/2008
Exposição e vendas. De segunda a sexta feira, das 11 às 18h.
Sábados, domingos e feriados, das 15 às 18h.
Endereço:Rua do Catete, 179 (Estação Catete do metrô)Rio de Janeiro, RJ.
Informações pelo Tel:2285-0441.

Voltar ao Blog Correio da Manhã

Nenhum comentário: