
Está em cartaz "Família Zé Caboclo: Reduto de Mestres", exposição de peças em cerâmica feitas por filhos e netos de Zé Caboclo, apontado como principal discípulo de Mestre Vitalino. Com curadoria da pequisadora Guacira Waldeck, a mostra fica disponível ao público até o próximo dia 29 de junho no Museu do Folclore Edison Carneiro , entidade vinculada ao IPHAN, e, segundo ela, "é uma boa oportunidade para se conhecer o trabalho de um dos mais significativos centros de irradiação das artes populares do país".
De acordo com a realização; apoiada pela Prefeitura de Caruaru por intermédio de sua Fundação de Cultura e de sua Secretaria de Turismo, pelo Ministério da Cultura, entre outros; Zé Caboclo (que faleceu em 1973 aos 52 anos) integra, com o cunhado Manuel Eudócio, o grupo de artistas populares que floresceu na região a partir dos anos 1950. Ele deixou a atividade de lavrador quando, ao final dos anos 1940, chegava em Alto do Moura, povoado da cidade pernambucana de Caruaru, um novo morador: Mestre Vitalino (1909-1963), que como ressaltam os organizadores "naquela época já era festejado nos círculos de artistas e intelectuais eruditos".
Assim, o artista Zé Caboclo iniciou suas “inventações de motivos de boneco”, na qual se sobressai o notável “Cortejo de Maracatu”, e criou um repertório singular da arte figurativa em cerâmica que, juntamente às peças desse grupo originário de Alto do Moura, fizeram com que esta pequena localidade recebesse da UNESCO o título de maior Centro de Arte Figurativa das Américas, onde diversas famílias sobrevivem da modelagem em barro.

Serviço:
Sala do Artista Popular "Família Zé Caboclo: Reduto de Mestres"
Até 29/06/2008
Exposição e vendas. De segunda a sexta feira, das 11 às 18h.
Sábados, domingos e feriados, das 15 às 18h.
Endereço:Rua do Catete, 179 (Estação Catete do metrô)Rio de Janeiro, RJ.
Informações pelo Tel:2285-0441.
Voltar ao Blog Correio da Manhã
Nenhum comentário:
Postar um comentário