segunda-feira, 2 de junho de 2008

Comemoração 100 anos da cultura nipo-brasileira

por Lucas Sobrinho

A exposição 100 anos da imigração japonesa para o Brasil está no Centro Cultural Banco do Brasil, no centro da cidade do Rio de Janeiro, até dia 22 de junho. Esta foi produto de um esforço de ambos os países. Não poderia ser diferente, afinal, a maior colônia japonesa depois do próprio Japão encontra-se aqui no país.

A exposição Nippon apresenta um abrangente panorama da cultura japonesa, desde os momentos antigos até os modernos, paralelamente com a mostra do desenvolvimento de uma cultura nipo-brasileira de características próprias.

A mostra está dividida em 4 etapas fundamentais: Tradição, Dô, 100 anos da imigração e Japop. A tradição é uma etapa que demonstra que alguns elementos cultura nipônica permanecem vivos nas artes marciais, moda, arte e arquitetura.

O Dô é o caminho a ser percorrido para chegar a perfeição e atingir a iluminação através de uma rigorosa disciplina. Um exemplo clássico é o origami, ou, caminho do papel.

O próximo momento da exposição visa mostrar a criação de uma cultura nipo-brasileira a partir da imigração japonesa para cá. Através da arte mostra-se que esses 100 anos de imigração deixam suas raízes com a formação de uma cultura singular.

O Japop aponta como o Japão conseguiu a partir de suas referências tradicionais criar uma cultura pop mundialmente conhecida. Temos como grandes exemplos a culinária, moda, e cinema.
A exposição é uma ótima opção para quem quer divertir-se ou apenas aprender mais sobre a cultura japonesa e também, sobre a nipo-brasileira. No CCBB é possível encontrar desde espada e armas medievais japonesas à armaduras até o dia de hoje com o manga e desfiles de moda. A mostra nos leva numa jornada através da história do país nipônico e também sobre uma etapa não tão conhecida do nosso próprio país, o Brasil.

Todas as obras apresentadas ficarão no acervo brasileiro.
volte para o Corrreio da Manhã

Nenhum comentário: