segunda-feira, 23 de junho de 2008

Conheça coleções artísticas de vários países: tudo a sua disposição na Fundação Eva Klabin

Eliana Patrícia Stumpf

A Fundação Eva Klabin oferece ao público, de terça à sexta-feira, a oportunidade de conhecer expressões multiculturais. Situada na Lagoa, essa verdadeira casa-museu é fruto da obra de sua idealizadora que, além de lhe emprestar o nome, herdou de sua família o amor pelas artes em geral. "Eva Klabin conseguiu deixar como legado uma enorme coleção artística, onde figuram peças desde o Egito Antigo até o século XIX", como conta o curador das exposições permanentes do museu, Márcio Doctors.
De acordo com Márcio, o acervo dispõe de mais de 1000 peças dispostas por dez ambientes, que a própria Eva fez questão de organizar e nomear. Nestas mostras existem trabalhos de períodos e culturas diversas, originários dos continentes americano, africano, asiático e europeu. "Dentre todos os museus brasileiros, a coleção de arte clássica da FEK é uma das mais importantes", como destaca seu responsável. Além disso, o visitante já é brindado a começar pelo visual do jardim, que foi projetado pelo paisagista Roberto Burle Marx, na década de 60, a pedido de Eva Klabin.

A FEK mantém as exposições de Artes Aplicadas, onde se encontram objetos de arte decorativa, tecidos e vestuário, tapetes orientais, prataria e mobiliário; e também estas: Egípcia; Flamenga e Holandesa; Francesa; Greco-romana; Inglesa; Italiana; Oriental, composta por peças destes países, Birmânia, Camboja, China, Índia, Indonésia, Japão, Tailândia e Tibet; e, Pré-Colombiana, que inclui as artes das antigas civilizações do Peru, da Bolívia e do México. Não deixe de prestigiar esse espaço das artes e da cultura, que tem inclusive entrada franca para todos às terças-feiras.

Serviço:

Endereço: Av. Epitácio Pessoa, nº 2.480 – Lagoa, Rio de Janeiro
Visitas guiadas com agendamento pelos telefones:
(21) 3202-8557 / 3202-8558 / 3202-8550
Ingresso: R$ 16,00
Estudantes e maiores de 60 anos: R$ 8,00

Gratuidade: crianças até 10 anos.

Voltar ao Blog Correio da Manhã

Um comentário:

Unknown disse...

Parabenizo em príncipio esta jovem,excelente jornalista(já a considero assim),com as características próprias de uma profissional séria,de uma formação ímpar sob a responsabilidade de informar não só para amadurecimento no exercício de uma carreira profissional,financeira antes de tudo uma realização pessoal,digo, responsável consiga mesma em fazer bem tudo que assume, atitude idônea a quaisquer informe proposto.
Tratando-se desta arte cultural com informações diversas e suscinta a respeito, achei excelente.
Solicito uma consideração aos elementos em destaque para uma referência biblíográfica e local de busca do material para colaboração do leitor e/ou pesquisador ampliar os seus conhecimentos mais amplos ou mais profundos a respeito onde se afirma a veracidade dos dados e facilitador aos que se encontram com dificuldades para os mesmos.Grata.
Marta - Jardim América/RJ 03/02/2009 18:19 3a. feira