quinta-feira, 19 de junho de 2008

Exposição em homenagem à Jorge Amado

Bianca Giampietro

Está em cartaz a exposição "Bahia de Jorge Amado", apresentando fotos históricas da Bahia, seu povo e seus cenários, que tenham alguma ligação com o escritor. Uma maneira diferente de homenageá-lo.

As fotos foram feitas a partir do século XIX e trazem aspectos das paisagens da época, e dos personagens do lugar. O período de 1940 a 1980 mostra os temas que circundam os habitantes e a cultura baiana, como a capoeira e o candomblé, por exemplo, que eram espetáculos muito comuns vistos nas ruas, de graça. O último ciclo é da década de 90, com registros fotográficos de Eduardo Simões, que conhece Jorge Amado e já o retratou para os Cadernos da Literatura Brasileira, publicação semestral que a cada edição trata da vida e da obra de um autor nacional. Além de Edu Simões, estão lá outros fotógrafos renomados como Marcel Gautherot, José Medeiros e Marc Ferrez. O responsável pela exposição, Carlos Vasconcellos, convoca os fãs de Jorge e da Bahia. "Seria muito bom para quem viesse aqui, que depois pesquisasse sobre a Bahia, para notar as peculiaridades em sua cultura e seus lugares históricos", diz ele contagiado pelo sucesso da mostra.

Quem se interessou pela exposição, ela se encontra no Instituto Moreira Salles, de terça a domingo, das 13h às 20h. A mostra é de graça e está no Instituto desde o dia 28 de maio, com data para terminar no dia 20 de agosto. O Instituto se localiza na Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea.

Voltar para o Correio da Manhã

Nenhum comentário: