segunda-feira, 9 de junho de 2008

Exposição no MAM reúne trabalhos de Daniel Senise

Marcelo Silva

Está em cartaz no MAM do Rio a exposição "Vai que nós levamos as partes que te faltam". A mostra reúne algumas das obras mais importantes do artista plástico Daniel Senise. Surgido nos anos 80, Daniel é um dos mais respeitados artistas de sua geração e conta com reconhecimento internacional. Já expos suas obras em diversas cidades do exterior, podendo-se destacar o Museum of Contemporany Art of Chicago em 1991 e o Museo de Arte Contemporáneo de Monterrey em 1994.

De um início marcado pelo foco em objetos do cotidiano, de onde o artista tirava boa parte de suas idéias, Daniel começa, em fins da década de 80, a sofisticar a sua produção e suas pinturas adquirem corres intensas e variadas com base em paisagens imaginárias.

A exposição foi inaugurada em 6 de junho e permanece no MAM até 20 de julho. São 33 trabalhos do pintor, que cobrem o período de 1992 a 2007 e reproduzem, em maioria, pedaços do apartamento do artista. A idéia de Daniel Senise é despertar, por meio de suas gravuras, o que existe de problemático e questionador em cada um nós.

Para isso, o pintor utiliza uma técnica refinada como na obra que representa o piso do corredor de seu apartamento, onde ele trabalha com 644 pequenas aquarelas pintadas uma a uma. " Eu achei bastante interessante (a exposição), porque, pelo fato de ser um apanhado dos trabalhos do Senise, a gente tem a oportunidade de avaliar no que ele mudou nesses 15 anos de produção", afirma o desenhista industrial Ruy Nakajima.

Voltar para o correio da manhã.

Nenhum comentário: