segunda-feira, 9 de junho de 2008

Exposição "Bichos" em Santa Tereza

Bianca Giampietro

Desde o dia 20 de março deste ano, está acontecendo a exposição "Bichos" no Museu da Chácara do Céu. A Casa de Santa Tereza, o nome antigo do museu, foi herdada por Castro Maya no ínicio de 1936. Após muitas mudanças em sua arquitetura, a atual construção destaca-se pelas modernidades arquitetônicas e por sua localização, que permite uma vista de 360 graus sobre a cidade e a baía da Guanabara.

A exposição é coletiva e reúne 88 trabalhos pertencentes à coleção do próprio museu. É dividida em módulos subtemáticos. O "Imaginar" mostra a mistura de animais com monstros, e outras raças. E também alguns bichos mitológicos. O tema "Conhecer" oferece as obras sobre o Novo Mundo e a Ciência, falando da evolução de alguns. A ala "Representar" são as qualidades humanas representadas por cada animal. Em "Viver" estão os bichos do nosso cotidiano, doméstico e o selvagem, retratando-os de uma maneira mais real. E para terminar, "Criar" mistura o que é antigo com o que é novidade.

Para a curadora Anna Paola Baptista, o diferencial da exposição é o que a torna divertida, por retratar o universo animal de várias maneiras. "Eu não perderia uma exposição assim, onde você conhece melhor os bichos e se identifica com eles também, mesmo que eles não sejam do mundo real", afirma ela, empolgada com a apresentação dos trabalhos.

Quem quiser conferir, a exposição irá até o dia 30 de junho, de quarta à segunda, das 12h às 17h. O ingresso custa R$2,00. A galeria fica na Rua Murtinho Nobre, 93, Santa Tereza.

Nenhum comentário: