segunda-feira, 16 de junho de 2008

Cinesul 2008 estréia amanhã no Rio de Janeiro para os fãs da sétima arte

Eliana Patrícia Stumpf

De 17 a 29 de junho, o público carioca será contemplado com o Cinesul 2008 - 15º Festival Ibero-Americano de Cinema e Vídeo, que reúne e promove as produções cinematográficas latino-americanas, e de Portugal e Espanha que participam desde 2006. Espalhado por cinco pontos de exibição (Centro Cultural Banco do Brasil, Centro Cultural dos Correios, Casa França-Brasil, Cinemateca do MAM e Ponto Cine, em Guadalupe), o Festival, produzido pela Pulsar Artes e Produção Ltda, é organizado pelo produtor e pesquisador Leonardo Gavina, que comenta "serão 80 filmes em competição e cerca de 160 exibidos em mostras paralelas".

Este ano, a expectativa dos envolvidos é a melhor possível, não só porque o número de trabalhos inscritos cresceu muito, mas, por apresentarem uma qualidade maior. "Conseguimos junto aos nossos patrocinadores, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, Banco do Brasil e a Petrobrás, que a entrada fosse franca para todos, como um presente pelos 15 anos da iniciativa, e com distribuição de senhas meia-hora antes das exibições", relata Washington Carvalho. E acrescenta "o que mais nos empolga é que o festival vai sair do corredor cultural do Centro do Rio, e irá até o bairro de Guadalupe, além de visitar os alunos da rede municipal de ensino espalhados por dez CRE's escolhidos".

Segundo Washington, também é estudado o projeto de levar o Cinesul, em edições especiais, por outras cidades brasileiras, como já aconteceu algumas vezes em São Paulo e em Brasília, mas, principalmente para os países ibéricos, como forma de ampliar a projeção para os participantes que, podem ser quaisquer longas, médias e curtas-metragens de ficção ou documentário, inéditos ou já premiados. Como requisito, os trabalhos devem ter sido rodados até os dois anos anteriores ao Festival. "Nesta edição, eles terão um incentivo a mais devido à premiação em dinheiro oferecida junto com o troféu", e convoca as pessoas a comparecerem e a votarem em seus filmes preferidos "aproveitem a oportunidade, é 0800".

Confira a programação do Cinesul 2008

Serviço:
CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL
Rua Primeiro de Março, 66 - Centro
Tel. 3808-2020


CENTRO CULTURAL CORREIOS
Rua Visconde de Itaboraí, 20 - Centro
Tel. 2253-1580

CASA FRANÇA-BRASIL
Rua Visconde de Itaboraí, 78 - Centro
Tel. 2253-5366

CINEMATECA DO MAM
Av. Infante Dom Henrique, 85 - Centro
Tel. 2240-4944

PONTO CINE
Estrada do Camboatá, 2300 – Guadalupe
Tel. 3106 9995

Voltar ao Blog Correio da Manhã




Nenhum comentário: