segunda-feira, 9 de junho de 2008

Filme conta bastidores da primeira Copa conquistada pelo Brasil

Gabriel Campista

1958, O ano em que o mundo descobriu o Brasil, dirigido por José Carlos Asbeg, é um documentário muito especial pois conta em riqueza de detalhes como foi a primeira conquista de uma Copa do Mundo pela Seleção Brasileira em 1958 na Suécia.

Asbeg não poupou detalhes em seu documentário, conta desde histórias folclóricas até momentos mais complicados enfrentados por um futebol ainda sem muita estrutura.

Pelé, Mazzola, Zagallo, Nilton Santos e Didi, são um dos muitos jogadores que dão seu depoimento no documentário, imagens raras da Copa também fazem parte do longa.


”O inicio da paixão nacional chamada Seleção Brasileira foi em 1958, viemos de uma tragédia nacional em 1950, o futebol brasileiro era desacreditado na época e respondemos ao mundo com a Copa”. Diz José Carlos Asberg.

O depoimento de Zagallo no fim do documentário foi um dos mais complicados para o diretor do filme conseguir. “Zagallo acabara de sair do hospital e não podia se emocionar muito, a família do Lobo sabia que ele se falasse de Seleção iria acabar extrapolando. Depois de conseguirmos autorização, tentamos fazer perguntas leves a ele, só que Zagallo quando ouve a palavra Seleção Brasileira se inflama de orgulho, a entrevista é um dos pontos altos do documentário na minha opinião”. Diz.

O documentário 1958, O ano que o mundo descobriu o Brasil está em cartaz em todo Rio de Janeiro.

Voltar ao correio da manhã

Nenhum comentário: