segunda-feira, 16 de junho de 2008

O retorno dos LPs: modismo ou veio pra ficar?

Bianca Giampietro

Quem arriscaria um palpite que afirmasse com certeza absoluta a volta do LP? Provavelmente ninguém. No entanto, de acordo com pesquisas realizadas pela Nielsen SoundScan - instituição que monitora a indústria fonográfica - de 2006 para cá, as vendas de LPs aumentaram de 858 mil para um milhão. E esse número pode vir a impressionar ainda, chegando a 1,6 milhão até o fim desse ano.


E o consumo de cd vem caindo desde a invenção do mp3 e a livre troca de arquivos pela internet, que facilitaram a pirataria. Piorando a situação dos cds, o vinil parece ter entrado mesmo na moda. Festas com ipod são apenas para os modernos, os que buscam o som clássico e de qualidade se entregam as raridades de LPs e aos lançamentos, mas não são todos os artistas que divulgam seus novos trabalhos assim. Elvis Costelo, por exemplo, gostou da idéia e, em abril, lançou seu álbum "Momofuku" uma semana antes em LP, e só depois os CDs chegaram às lojas.


Para Henri Castro, responsável pela loja Fnac do Barra Shopping, há um interesse no LP mas que não passará de um modismo. "É como querer que o mundo volte ao passado e perca em tecnologia. O mp3 veio pra ficar e a indústria fonográfica terá q se adaptar a isso. Voltar com o vinil não irá acrescentar nada ao mundo da música", afirmou ele, desacreditado nessa nova tendência.


Voltar para o Correio da Manhã

Nenhum comentário: