segunda-feira, 23 de junho de 2008

Conheça coleções artísticas de vários países: tudo a sua disposição na Fundação Eva Klabin

Eliana Patrícia Stumpf

A Fundação Eva Klabin oferece ao público, de terça à sexta-feira, a oportunidade de conhecer expressões multiculturais. Situada na Lagoa, essa verdadeira casa-museu é fruto da obra de sua idealizadora que, além de lhe emprestar o nome, herdou de sua família o amor pelas artes em geral. "Eva Klabin conseguiu deixar como legado uma enorme coleção artística, onde figuram peças desde o Egito Antigo até o século XIX", como conta o curador das exposições permanentes do museu, Márcio Doctors.
De acordo com Márcio, o acervo dispõe de mais de 1000 peças dispostas por dez ambientes, que a própria Eva fez questão de organizar e nomear. Nestas mostras existem trabalhos de períodos e culturas diversas, originários dos continentes americano, africano, asiático e europeu. "Dentre todos os museus brasileiros, a coleção de arte clássica da FEK é uma das mais importantes", como destaca seu responsável. Além disso, o visitante já é brindado a começar pelo visual do jardim, que foi projetado pelo paisagista Roberto Burle Marx, na década de 60, a pedido de Eva Klabin.

A FEK mantém as exposições de Artes Aplicadas, onde se encontram objetos de arte decorativa, tecidos e vestuário, tapetes orientais, prataria e mobiliário; e também estas: Egípcia; Flamenga e Holandesa; Francesa; Greco-romana; Inglesa; Italiana; Oriental, composta por peças destes países, Birmânia, Camboja, China, Índia, Indonésia, Japão, Tailândia e Tibet; e, Pré-Colombiana, que inclui as artes das antigas civilizações do Peru, da Bolívia e do México. Não deixe de prestigiar esse espaço das artes e da cultura, que tem inclusive entrada franca para todos às terças-feiras.

Serviço:

Endereço: Av. Epitácio Pessoa, nº 2.480 – Lagoa, Rio de Janeiro
Visitas guiadas com agendamento pelos telefones:
(21) 3202-8557 / 3202-8558 / 3202-8550
Ingresso: R$ 16,00
Estudantes e maiores de 60 anos: R$ 8,00

Gratuidade: crianças até 10 anos.

Voltar ao Blog Correio da Manhã

2 comentários:

Unknown disse...

Parabenizo em príncipio esta jovem,excelente jornalista(já a considero assim),com as características próprias de uma profissional séria,de uma formação ímpar sob a responsabilidade de informar não só para amadurecimento no exercício de uma carreira profissional,financeira antes de tudo uma realização pessoal,digo, responsável consiga mesma em fazer bem tudo que assume, atitude idônea a quaisquer informe proposto.
Tratando-se desta arte cultural com informações diversas e suscinta a respeito, achei excelente.
Solicito uma consideração aos elementos em destaque para uma referência biblíográfica e local de busca do material para colaboração do leitor e/ou pesquisador ampliar os seus conhecimentos mais amplos ou mais profundos a respeito onde se afirma a veracidade dos dados e facilitador aos que se encontram com dificuldades para os mesmos.Grata.
Marta - Jardim América/RJ 03/02/2009 18:19 3a. feira

Hannah Martinez disse...

I consistently discover that the collection at Coveted is outstanding for enthusiasts of timepieces. The Omega Speedmaster Moonwatch stands out as a genuine legend, celebrated for its illustrious background. If you value traditional opulence, the Rolex Datejust 41 is an enduring choice. For those seeking sporty sophistication, the Omega Seamaster 300 is worth exploring. Additionally, the Cartier Santos Dumont presents an elegant vintage aesthetic that is truly exceptional.